Visualizações de páginas no último mês

Gostam do Blog? Sigam-nos no Google Plus

Gostam do Blog? Agradecemos o vosso Like

Mensagens populares

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Quem Foi Pilates?

Partilhar
Joseph H. Pilates nasceu na Alemanha em 1880, e era uma criança muito frágil e doente, atormentado pela asma. Motivado pelo desejo de superar suas limitações físicas e alcançar uma saúde integral, Pilates começou a estudar o corpo humano e algumas técnicas de reabilitação física existente na época. Joseph H. Pilates começou a estudar o yoga, a ginástica, o boxe e natação, retirando de cada uma das variantes aquilo que ele considerava de mais positivo. Através de um processo de eliminação, adopção e de combinação dos pontos fortes de várias tradições, Pilates começou a desenvolver seu próprio método. Durante a Segunda Guerra Mundial Pilates esteve como prisioneiro de guerra, treinou os seus companheiros de campo e trabalhou com pacientes de guerra, usando molas que prendeu a sua cama para trabalhar os músculos, para que estes pudessem obter a recuperação muscular necessária para voltarem à sua vida normal. O conjunto das suas várias experiências forneceu-lhe uma base sólida para o seu método. Quando a guerra terminou, ele emigrou para a América, e durante a viagem acabou por conhecer a sua futura esposa, Clara, que se tornaria na sua companheira inseparável. Uma vez instalado em Nova York, começou a ensinar o seu método (método Pilates) a uma pequena plateia, composta principalmente de grandes atletas e bailarinos famosos, como Balanchine e Martha Graham.



"Eles vão sentir-se melhor em 10 sessões, vão olhar melhor para o seu corpo em 20 sessões e terão um corpo novo em 30 sessões. "
Joseph Pilates
Partilhar

domingo, 20 de dezembro de 2009

Beneficios Yoga para criancas - Hiperactivas

Partilhar
É do senso comum que existem muitos benefícios para quem pratica Yoga na idade adulta. Os benefícios vão desde o relaxamento, aumento da imunidade, concentração, equilíbrio, força, flexibilidade etc., a prática do yoga tem sido uma benção para muitos adultos, ajudando-os a transformar suas vidas num paraíso, tornando-os mais ágeis , com uma melhor postura e tornando-os mais aptos a ultrapassarem os obstáculos físicos e mentais do dia-a-dia.


Últimos estudos efectuados, demonstraram que há grandes benefícios também para as crianças. O Yoga tem ajudado algumas crianças hiperactivas a canalizar a sua energia para algo positivo, permitindo-lhes ser mais calmos e mais centrados nos seus trabalhos escolares e nas suas actividades diárias.

Todas as crianças terão grandes benefícios terapêuticos ao efectuarem as posturas de yoga, ajudando-os a concentrar a mente e a acalmar o seu interior.
Partilhar

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Obesidade e tempo de Internamento

Partilhar
Segundo um último estudo efectuado foi demonstrado que as pessoas obesas permanecem mais tempo internadas no Hospital do que as pessoas que possuem peso normal. Ou seja, os Sociólogos encontraram uma relação directa entre a obesidade e a frequência e duração do Internamento hospitalar. Os investigadores atribuem esta relação ao facto de 46% das pessoas obesas possuirem Tensão Arterial alta, para além de estar associada a um risco aumentado de doença cardíaca, diabetes, derrames, entre outras.

Portanto façam exercicio, e tentem comer comida saudável.


Se gostarem da comida do Hospital façam o oposto: não se mexam e comam só porcarias... ))))
Partilhar

sábado, 5 de dezembro de 2009

Exercicio Fisico - Efeito Anti-Evelhecimento

Partilhar
Exercício Intensivo tem um efeito Anti-Evelhecimento a Longo Prazo

 
Exercício intensivo impede o encurtamento dos telômeros, tendo um efeito protector contra o envelhecimento do sistema cardiovascular, de acordo com a pesquisa relatada no Jornal da American Heart Association.

 
Os investigadores mediram o comprimento dos telómeros em amostras de sangue de dois grupos de atletas profissionais e dois grupos que eram não-fumantes saudáveis, mas que não se exercitavam regularmente.
O mecanismo de encurtamento dos telômeros pode ser considerado como um "relógio biológico". O gradual encurtamento dos telômeros através de divisões celulares leva ao envelhecimento a nível celular e pode limitar assim o tempo de vida. Quando os telómeros se tornam extremamente curtos ocorre a morte celular. O Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 2009 foi concedido a pesquisadores que descobriram a natureza dos telómeros e como os cromossomos são protegidos por telómeros e pela enzima telomerase.
A descoberta mais importante deste estudo é que o exercício físico dos atletas profissionais leva à activação da enzima telomerase que é extremamente importante na estabilização do telómero, disse Ulrich Laufs, MD, autor principal do estudo e professor de medicina clínica e experimental do departamento de da medicina interna na Universidade de Saarland Homburg, Alemanha.
Esta é uma evidência directa entre o efeito anti-envelhecimento e o exercício físico. Exercício físico pode prevenir o envelhecimento do sistema cardiovascular, segundo este princípio molecular.
Essencialmente, o mais longo dos telómeros dos atletas é o mais eficiente. As células do corpo estão em constante crescimento e divisão e acabam por morrer, um processo controlado pelo cromossomos dentro de cada célula. Estudos com animais ,de Laufs e colegas, mostram que a regulação do telómero e das proteínas estabilizadas pelo exercício, exerce importantes funções celulares além da regulação do comprimento dos telómeros, protegendo-os da deterioração celular e da morte celular programada.

No estudo clínico, os pesquisadores analisaram 32 corredores profissionais, com idade média de 20 anos. A distância média de corrida foi de cerca de 73 quilômetros (km) por semana.
Os pesquisadores compararam os jovens atletas profissionais com atletas de meia-idade com uma história de exercício de resistência contínua desde a sua juventude. A idade média foi de 51 anos e a distância média de corrida era cerca de 50 quilometros, por semana.
Estes dois grupos foram avaliadas em relação a atletas não fumantes saudáveis, mas que não se exercitavam regularmente. Estes foram pareados por idade com os atletas profissionais.
O nível de condição física dos atletas era superior ao dos indivíduos que não treinavam regular. Os atletas tiveram uma taxa cardíaca de repouso mais lenta, pressão arterial e índice de massa corporal, colesterol e um perfil mais favorável, segundo os investigadores.
O Treino físico activa a telomerase e reduz a taxa de encurtamento dos telómeros nos leucócitos humanos. A perda de telómeros foi menor nos atletas que tinham realizado o exercício de endurance durante várias décadas.

Este estudo melhora a compreensão molecular dos efeitos protectores do exercício sobre a parede do vasos sanguíneos, e sublinha a importância do treino físico na redução do impacto nas doenças relacionadas com a idade, disse Laufs.
Partilhar