Visualizações de páginas no último mês

Gostam do Blog? Sigam-nos no Google Plus

Gostam do Blog? Agradecemos o vosso Like

Mensagens populares

sábado, 31 de outubro de 2009

Alongamentos recomendados

Partilhar
Os alongamentos são esmagadoramente recomendados - até mesmo prescritos - por profissionais de medicina desportiva e são amplamente praticados por atletas em quase todos os desportos. Parece ser uma daquelas coisas obrigatórias de fazer. Mas, há tantas perguntas sem resposta sobre os alongamentos.
Uma pesquisa conduzida por Ian Shrier MD, PhD e Gossal Kav MD, relatada em O Médico e Sportsmedicine, revelou que os resultados de muitos estudos sobre o alongamento são contraditórios, inconsequentes, e não necessariamente aplicáveis a seres humanos. No entanto, Shrier, Gossal, Michael Alter MS, autor do Sport Stretch, e Robert Anderson, autor de vários estudos sobre alongamentos, compilou dados suficientes para responder a muitas das perguntas mais frequentes efectuadas pelos atletas e desportistas. Aqui estão algumas dessas perguntas e respostas.



O alongamento reduz a hipóteses de lesão?

Novas provas', dizem Shrier e Gossal, "sugerem que o alongamento imediatamente antes do exercício não impede o uso excessivo ou lesões agudas. Acrescentam que o alongamento contínuo durante o dia e conduzido por um período de tempo, pode promover o crescimento muscular que, por sua vez, poderia reduzir o risco de lesões. Talvez tão importante como a informação de prevenção de lesões são os dados que apontam para alongamento como meio de aumentar o tamanho do músculo e força.



O alongamento afecta a flexibilidade?

Não há provas conclusivas a respeito dos alongamentos e flexibilidade. Sabe-se que os alongamentos podem aumentar a flexibilidade minutos antes de um evento.


Alongamento pode melhorar o desempenho?

Sim. Um estudo mostrou que um aumento na temperatura do vasto lateral (músculo na coxa) obtido por alongamentos resultaram num aumento do salto vertical e no aumento da capacidade muscular num estudo efectuado em ciclistas. No entanto, o estudo não investigou se o aumento da temperatura poderia ter sido alcançado por outros métodos de aquecimento e se os resultados seriam os mesmos. Outro estudo demonstrou que um programa de alongamento estático durante 10 semanas resultou num melhor desempenho em testes que envolveram velocidade, força, potência ou resistência muscular.


Qual é a diferença entre alongamento estático e dinâmico?

O Alongamento estático requer que o músculo seja esticado até um determinado ponto de resistência e mantido por um período de tempo. Dinâmico ou balístico envolve alongamentos repetitivos e dinâmicos exectutado em movimentos rítmicos. Segundo vários estudos é mais perigoso e menos eficaz do que o alongamento estático. No entanto, o alongamento balístico é utilizado por alguns fisioterapeutas e preparadores físicos para treinar os movimentos específicos de certos desportos.



O que é a de alongamento PNF?

Facilitação neuromuscular proprioceptiva alterna movimentos de contração muscular, relaxamento, seguido de alongamento.



Quanto tempo deve ser realizado um alongamento?

Quinze segundos por grupo muscular é suficiente para a maioria das pessoas, mas alguns exercícios requerem mais tempo.



Existe alguma vantagem em realizar os alongamentos mais de 30 segundos?

Não há estudos que asim o comprovem.



Deve ser realizado o alongamento com o mesmo período de tempo para cada grupo muscular?

Não. Porque as propriedades de alongamento muscular variam de grupo para grupo muscular, a duração ideal e a frequência do alongamento também podem variar de pessoa para pessoa. Cada atleta deve determinar que é mais eficaz no seu caso.



Porque alguns cientistas recomendam exercícios de alongamento após o treino?

"Quando a temperatura dos músculos é maior do que o normal, diminui a rigidez e aumenta a extensibilidade", diz Alter. Os atletas que querem manter ou aumentar a sua flexibilidade podem parcialmente atingir esse objectivo quando a temperatura do corpo fôr mais elevada, tornando-o mais seguro e produtivo do que quando estamos num nível normal.



Benefícios dos Alongamentos:


- Manter ou melhorar a amplitude de movimento;

- Diminuir as dores musculares;

- Recuperar de lesões que restringem a flexibilidade;

- Atingir objectivos específicos num determinado desporto.

Partilhar

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Musculação - Fazer os Agachamentos

Partilhar
Musculação - Como fazer os Agachamentos?

Os agachamentos trazem inúmeros benefícios para o organismo, mas no entanto precisam de ser muito bem executados de forma a diminuirmos o risco de lesões. É importante olhar para a frente, abdominais contraídos, ancas puxadas para trás (como se fossem sentar numa cadeira), os joelhos durante o agachamento jamais podem passar a linha do pé, e o ângulo formado pela côxa / perna não pode ser inferior a 90º... Vejam o video em baixo e visualizem a forma correcta de fazer este exercício...



Partilhar

Musculacao - Como fazer o Deadlift

Partilhar
Como fazer o Deadlift  (Levantamento da barra do chão até à altura das ancas)? Este é um exercício efectuado na musculação que pode ser extremamente penoso para a zona lombar se fôr mal efectuado. Eu não sou muito apologista deste exercício mas se o quiserem fazer ao menos façam-no de forma correcta de maneira a minimizar ao máximo o risco de lesões. Não exagerem na carga, controlem o movimento e de forma alguma façam impulso com a coluna para ajudar a puxar o peso para cima. Confiram o video em baixo e vejam a forma de executar este exercício do modo mais correcto.



Partilhar

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alimentos bons pratica desporto

Partilhar
O truque para perder peso e manter-se em forma é aparentemente fácil, basta queimar mais calorias nas suas actividades do que aquelas que você consome. O exercício é um factor importante para o conseguir, mas deverá também consumir alimentos e bebidas que contenham, não só menos calorias, mas também que o mantenham saudável e feliz no seu dia de trabalho, e que o ajudem na recuperação pós-exercício.


O que devo comer?  Estes são alguns dos alimentos bons para quem pratica desporto:


1.Papaia e Abacaxi-tropical - contêm enzimas essenciais, que ajudam em muito na dissolução das proteínas durante a digestão. Também têm poderosas características anti-inflamatórias que irão aumentar a sua resistência e recuperação pós-exercício. Também mantêm o sistema imunológico a funcionar, protegendo-o de infecções e doenças.


2.Salmão- de acordo com um recente estudo australiano, foi descoberto que os ciclistas que consumiram salmão durante um período de 8 semanas tinham menos probabilidades de ter problemas de coração e utilizavam menos oxigenio durante os treinos de bicicleta, em comparação com um grupo controle. O Óleo de peixe contém ácidos gordos que os músculos e células cardíacas precisam manter a boa condição cardiovascular. Assim, é recomendável o consumo de óleo de peixe, ou em suplementos, ou então incluir peixes como o salmão na sua dieta para conseguir um coração mais forte e mais saudável.


3.Leite com Chocolate - todos os dias somos bombardeados com muitas bebidas que pretendem dar-lhe mais energia, mas a verdade é que a melhor bebida desportiva que você pode encontrar chama-se leite. O leite proporciona mais poder e força em relação à água ou outras bebidas desportivas que se tomam após o exercício. Isso ocorre porque o leite contém mais potássio e eletrólitos. Por outro lado, o chocolate, fornece Hidratos de Carbono, gorduras e proteínas para uma mais rápida recuperação muscular.


4.Café - um estudo recente mostra que os suplementos de cafeína ou o café podem reduzir a dor muscular após o exercício, funcionando melhor até que os analgésicos. Isto deve-se à capacidade da cafeína em despertar os receptores de dor, possiblitando que o corpo sinta menos dor após o treino.
Partilhar

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Exercício reduz risco cancro mama

Partilhar
Foi efectuado um estudo em mulheres na pré-menopausa, pelos pesquisadores que escrevem o jornal BMC Cancer, no sentido de investigarem a ligação entre o cancro da mama e o exercício.
Com um número estimado de 182.460 novos casos diagnosticados nos Estados Unidos em 2008, o cancro da mama é reconhecido como o cancro mais comum que afecta as mulheres nos E.U.," diz o Dr. Tricia M Peters da E.U. National Cancer Institute, Bethesda, Maryland, que liderou uma equipe internacional de pesquisadores. O exercício vigoroso tem sido uma excelente hipótese de reduzir o risco de cancro já há algum tempo. No entanto, este novo estudo é uma das primeiras investigações que perspectiva a importância de várias intensidades de exercício em diferentes fases na vida de um indivíduo.
Foi pedido a mais de 110.000 mulheres pré-menopausicas, para avaliarem o seu nível de actividade física em idades 15-18, 19-29, 35-39, e durante os seus últimos 10 anos, verificou-se, que as mulheres que se envolveram em mais de 7 horas por semana de exercício moderado-a-vigoroso nos últimos dez anos têm menos 16% de probabilidades de desenvolver cancro da mama do que aquelas que estavam inactivas. No entanto, nenhuma relação foi observada entre o risco do cancro da mama e da atividade física nas mulheres que estavam activos numa idade mais jovem.
Dr. Peters conclui: "As nossas descobertas podem ajudar a informar os mecanismos da relação entre a actividade física e o cancro da mama. Como o cancro de mama está a tirar tantas vidas, todas as informações importante de medidas preventivas que possam contribuir para a diminuir a sua incidência serão vitais."

Partilhar

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Postura do Cadáver - Shavasana

Partilhar
Este asana parece muito simples, mas na prática é realmente muito difícil. Neste asana a parte externa torna-se menos importante. O verdadeiro sucesso deste asana é manter a mente focada em relaxar cada parte do corpo. Para isto ser possível o corpo precisa de estar numa posição confortável e calma. Em cada posição do corpo há um tipo de tensão ou pressão em cada músculo. O objectivo deste asana é o de reduzir esta tensão dos músculos e dar o verdadeiro descanso e relaxamento que estes necessitam. Um dos segredos e objectivos do yoga é relaxar a mente, libertando-se dos pensamentos, preocupações e idéias. A mente e o corpo estão profundamente ligados. Se a mente estiver ocupada por pensamentos e preocupações o corpo dificilmente corresponderá como pretendemos. Portanto tem de se adquirir a estabilidade da mente juntamente com a estabilidade do corpo.
Quando estamos numa postura os neurónios motores que inervam os músculos esqueléticos continuam disparando impulsos nervosos. Quando a respiração se torna mais regular e descontraída os impulsos nervosos começam a diminuir lentamente. O movimento respiratório rítmico do diafragma leva a um relaxamento mais profundo e, eventualmente, até mesmo os impulsos nervosos para os músculos profundos postural do tronco serão minimizados.
Depois de tentarmos libertar a mente de pensamentos e preocupações, deveremos concentrar-nos em cada parte do corpo, relaxando-a. Após relaxar todo o corpo, deveremos voltar a mente e a concentração para a respiração. Quanto mais o corpo relaxa, mais lenta a respiração se tornará. Na posição final, todo o corpo estará completamente relaxado, a respiração estará muito lenta e a mente estável e silenciosa.
Benefícios Shavasana:
- O sistema respiratório e circulatório é limpo;
- Os músculos sobrecarregados tendem a relaxar;
- Cada sistema do corpo fica totalmente relaxado, o que permite poupar energia que poderá vir a ser útil no futuro;
- É muito benéfico para as pessoas que são doentes cardíacos, ou que sofrem de problemas de pressão arterial;
- Ajuda a melhorar o nível de stress e também pode aliviar depressão ligeira;
- Pequenos problemas como dores de cabeça, fadiga e insónia também pode ser reduzidas.
Partilhar

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Partilhar
BlogBlogs.Com.Br Partilhar

sábado, 10 de outubro de 2009

Razões fazer Pilates ou Local Power

Partilhar
É claro que, existem mais de 10 razões para fazer Pilates ou Local Power, mas este são as 10 principais para começar a praticar o mais rápido possível:

1. Melhora a Postura: a coluna humana suporta o peso do corpo e permite que este se mova com facilidade e conforto. Mas, na prática, passar várias horas por dia numa postura menos correcta, pode comprometer a forma natural da coluna, resultando em dor nas costas e ombros. O Pilates ou Local Power ajuda a realinhar a coluna vertebral melhorando desta forma a postura.


2. Alívio de dores nas costas: como mencionado acima, uma grande dose de dor lombar vem da má postura e dos maus-tratos diários da nossa coluna. Ao realinharmos a coluna, melhorando assim a postura, as dores lombares podem muitas vezes ser totalmente eliminadas.


3. Uma boa noite de sono: Para muitas pessoas há apenas três coisas essenciais na vida: água, ar e alimentos. Poucas pessoas acham que o sono é essencial à vida mas, só em Inglaterra, são prescritos dez milhões de comprimidos para dormir em cada ano - uma figura que lhe dá uma idéia do número de pessoas que sofrem de insónia. Pilates pode ajudar a esticar os músculos, libertando a tensão e a dor, e também pode ajudar a desencadear as respostas naturais do sono.


4. Aumenta a força e a resistência: tonifica os músculos sem criar grandes massas musculares porque se centra no desenvolvimento de seu "core" músculos - músculos localizados nas regiões pélvica e abdominal, costas... Tonificando e esticando os músculos, corrigindo a postura, a força natural e a resistência vai melhorar imenso.


5. Pilates pode ajudar na prevenção da osteoporose: A osteoporose afecta milhões de pessoas no Mundo, com os ossos (principalmente da coluna, punho e ancas) a tornarem-se finos e frágeis e muito mais susceptíveis a fracturas. Promover um bom reforço muscular, uma boa postura, equilíbrio, pode contribuir activamente para evitar a osteoporose.


6. Uma óptima maneira de relaxar e combater o stress: Pilates é uma forma de exercício que, literalmente, lhe apresenta o próprio corpo. O facto da aula exigir um controlo e coordenação entre movimento/respiração possibilita-lhe uma paz e clareza mental. E quanto mais entendermos o nosso corpo e a forma como ele funciona, mais fácil será libertar-mo-nos da tensão, relaxar, combater o stress e diminuir as tensões da vida moderna.


7. Ajuda na prevenção da incontinência urinária: A incontinência afecta milhões de pessoas no Mundo. Uma causa comum da incontinência nas mulheres é que, devido à gravidez, os músculos da região pélvica podem ficar enfraquecidos, e à medida que decorre o processo de envelhecimento a situação vai piorando. Pilates vai ajudá-lo a fortalecer os músculos pélvicos, curando o que pode ser um problema muito angustiante para os doentes.


8. Melhora o equilíbrio e coordenação: Pilates ajuda a melhorar o equilíbrio e coordenação ao realinhar a sua coluna e fortalecer o "núcleo" dos músculos. Logo melhor equilíbrio e coordenação significa menos lesões - daí a crescente popularidade do Pilates nos desportos profissionais (desde dançarinos a jogadores de rugby...).


9. Ajuda na recuperação após lesões e evita lesões recorrentes: Devido à sua natureza de baixo impacto, pilates é amplamente reconhecida como sendo benéfica para pessoas que estão a recuperar de determinadas lesões desportivas. De facto, muitas das lesões que os desportistas têm podem ser evitados - e pilates pode desempenhar um papel muito importante na prevenção e recuperação de lesões assegurando o movimento corporal correcto e um excelente desenvolvimento da força física.


10. Não força as articulações: fortalece os músculos sem forçar as articulações.
Partilhar

Poder curativo das Mudras - Yoga

Partilhar
O PODER CURATIVO DAS MUDRAS - Yoga


Os deuses orientais são representados quase sempre através de figuras em poses graciosas, fazendo gestos com as mãos ou mesmo com o corpo todo. Tais gestos e posturas não são casuais e tem uma denominação muito especial - mudras. A palavra "mudra" possui vários significados, entre os quais: gesto, posicionamento místico das mãos, símbolo, selo. Além de representar plasticamente certos estados ou processos de consciência, os mudras podem também conduzir-nos às dimensões que eles próprios simbolizam.
As mudras são usadas como método de cura na arte curativa indiana, despertando e/ou harmonizando as energias dos chacras. Tanto na Índia como na China, pés e mãos estão em estreita ligação com os principais órgãos do corpo humano. Há uma correspondência entre os dedos, os chacras e os cinco (5) elementos cósmicos.

Ao tocarmos o mínimo, por exemplo, o elemento água é devolvido ao organismo. Boca seca, olhos vermelhos e secos, mau funcionamento dos rins são características da falta desse elemento no corpo. Este mudra também estimula o paladar.

Quando o anelar toca o polegar, fortalecemos as unhas, os cabelos, os músculos, ossos, revigoramos a pele e desenvolvemos o olfato.

O contato do dedo médio com o polegar estimula a audição.

A união entre o polegar e o indicador reaviva as energias vitais, o tato, o sistema nervoso e o cérebro. A prática regular dessa mudra permiti curar insônias, falta de memória e depressão, aumenta a inteligência e revela novos horizontes espirituais.

O toque do polegar direito com o esquerdo aumenta o calor do corpo e o apetite.

A postura prana mudra, onde o polegar toca simultaneamente o mínimo e o anular, ativa apele, a língua, o nariz e os pulmões, facilitando assim a absorção do prana (energia vital).
Já a apana mudra (onde anelar e médio são tocados ao mesmo tempo pelo polegar) garante a eliminação do prana reabsorvido: estimula os rins, limpa a bexiga, regulariza a menstruação e elimina em forma de suor o excesso de água no corpo humano.
Cada mudra pode ser praticada durante até 45 minutos numa postura de meditação ou mesmo deitado.
Partilhar

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Postura sobre a cabeça - Sirshasana

Partilhar
A Sirshasana é considerada por muitos como a “raínha das posturas do yoga”. É uma postura com um grau mais avançado de dificuldade e, que nem todos a conseguem fazer. No entanto, existem algumas variantes e progressões que poderão ser feitas, e que mais tarde facilitarão a correcta realização desta postura.


Benefícios Postura sobre a cabeça - Sirshasana :

- Beneficia a pele e o couro cabeludo
- Ajuda a eliminar rugas
- Irriga o cérebro

- Alivia e fortalece o coração

- Aumenta o vigor e equilíbrio dos órgãos internos

- Reforça a coluna vertebral e musculatura das costas
- Favorece a circulação sanguínea.
- Estimula a hipófise, regularizando todo o sistema endócrino,

- Impede a depressão psicofísica e melhora a memória.
- Tonifica os rins e a próstata.
- Melhora a digestão, a assimilação e evacuação.
Partilhar

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Postura Invertida - Viparita Karani

Partilhar
Viparita Karani é um termo sânscrito que se refere à ação "de inverter". É considerado um mudra porque modifica o fluxo de Prâna (energia vital) ao nível dos rins e das supra-renais. É muitas vezes chamado de "postura da fonte da juventude" devido aos seus profundos efeitos restauradores. Viparita Karani é uma variação da "Postura sobre os ombros - Sarvangasana" e confere benefícios semelhantes, sendo no entanto mais fácil de segurar por longos períodos de tempo permitindo obter um máximo de benefícios rejuvenescedores. Poucos Asanas têm o efeito calmante e energizante de Viparita Karani.
Benefícios:
- Um dos benefícios situa-se principalmente a nível dos rins e principalmente a nível das glândulas supra-renais; Pois devido à ansiedade e ao stress, que é uma consequência dos tempos em que vivemos hoje, as supra-renais têm uma super-produção de adrenalina, envenenando o organismo; esta postura consegue neutralizar estes efeitos;
- Tratamento de crianças retardadas por insuficiência tiroideana;
- Indicada para quem sofre de Bócio e outras disfunções da Glandula Tiróide;
- Indicada para dores lombares, pois intensifica o fluxo de sangue nesta região;
- Estimula as funções ovarianas da mulher e ajuda a eliminar as dores;
- Revigora o corpo de uma maneira geral;
- Neutraliza as toxinas;
- Elimina o cansaço muscular, produzindo uma acção tónica muscular;
- É sedativa do Sitema nervoso;
- Actua sobre a audição obtendo uma grande melhoria;
- É tranquilizante;
- Indicado para pessoas que têm falta de energia;
Segundo os tratados de Yoga:
- O yogi que pratica esta postura conserva a juventude do corpo e espírito até idade avançada;
- Os Cabelos tornam-se brilhantes e voltam à cor antiga (no caso de cabelos brancos);
- A pele fica sudável e lisa, sem rugas (Bali);
- A potência sexual mantém-se intacta até idade avançada;
- Os dentes ficam fortes e saudáveis até ao fim da vida;
- Os tratados dizem que se a prática desta postura fôr diária e mantida durante algumas horas, conseguirá alcancar-se a eterna juventude.
In Yoga Terapia
Partilhar

sábado, 3 de outubro de 2009

Postura Triangulo (Trikonasana) Yoga

Partilhar
A postura do Triângulo é uma das mais conhecidas na prática de Hatha Yoga. Encontramos esta postura em quase todas as aulas de Yoga, sendo praticada pelos principiantes e também pelos grandes mestres. Isto porque são tantos os benefícios que esta postura oferece, que sempre teremos algo a aprender com ela, não apenas sobre seus detalhes técnicos, mas também sobre seus aspectos simbólicos e mais subtis, servindo como um verdadeiro portal para o autoconhecimento. A popularidade do Triângulo deve-se à sua habilidade de equilibrar todos os sete chakras, os cinco elementos, os três doshas e os três gunas, criando um estado equilibrado (sáttvico), reduzindo a ansiedade e a letargia (tamas). Os triângulos formados pelo corpo na postura representam o arquétipo de equilíbrio perfeito da forma geometricamente estável do triângulo. Os seus três ângulos representam a perfeita harmonia entre o corpo, mente e espírito.


Os benefícios da postura Trikonasana:

Esta postura oferece um inúmero leque de benefícios em todos os níveis do ser.


1. Quando executado de forma correcta, o Triângulo fornece uma tracção eficaz da coluna na posição neutra que alinha as vértebras numa posição saudável.

2. O Triângulo equilibra o sistema músculo-esquelético bilateralmente, retificando desequilíbrios na estrutura do tronco e das pernas.

3. O Triângulo cria espaço nas articulações e fortalece todos os músculos que lhe dão estabilidade, facilitando a produção de liquido sinovial responsável pela lubrificação das articulações.

4. A rotação e abertura dos pulmões facilita a expansão da caixa toráxica e aumenta a capacidade pulmonar.

5. Aumenta a flexibilidade e fortalece pernas, tornozelos e gluteos.

6. Alonga Glúteos, virilhas, isquiotibiais.

7. Melhora a digestão

8. Alivia dores lombares e pescoço rígido.

9. O Triângulo equilibra os três doshas e os sete chakras.

10. Ao nível emocional, o Triângulo facilita a sensação de espaço, liberdade e abertura.

11. Ao nível espiritual, o Triângulo proporciona uma experiência de equilibrio.
Partilhar

Postura árvore (Vrikshásana) Yoga

Partilhar
Vrikshásana, a postura da árvore
Tradução do nome desta postura de yoga:
Vriksha = árvore, ásana = postura; "postura da árvore"


Vrikshásana ou, traduzindo para português, postura da árvore, é um dos primeiros ásanas do Hatha Yoga. A prática de ficar apenas com o peso do corpo sobre um pé, em equilíbrio, exposto aos elementos da natureza, fazia parte da prática yogika dos rishis (sábios) vêdicos, como atestam esculturas e painéis milenares em templos ou em vários lugares sagrados da Índia.

Benefícios da postura da árvore: As pernas são fortalecidas, o corpo é alinhado e a mente é relaxada devido à estabilidade física que é atingida.
Partilhar

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Poder dos Mantras - Aum - OM - Yoga

Partilhar
Os Mantras, são utilizados nas aulas de Yoga e, possuem o seu poder no som e não no seu significado, devendo por isso, ser pronunciados de forma correcta. São fórmulas sonoras, que activam fisiologicamente circuitos cerebrais e mentais da esfera humana, com uma grande abrangência de aplicações e utilidades.
OM é um vocábulo único e pronunciá-lo de forma regular, traz inúmeros benefícios, tanto físicos quanto mentais.
Mas para conseguirmos obter o máximo de benefícios, deveremos aprender a emitir o som de OM.
Deitado ou sentado, com os lábios entreabertos, depois de uma inalação profunda dilatando a barriga, faz-se a exalação freada expulsando o ar, que ao sair, fará vibrar as cordas vocais em um “OOOOOO...” prolongado. O som deve ser o mais grave e uniforme possível. Se o emitirmos corretamente com a mão sobre o peito, notaremos a vibração que é produzida nesta área. Da metade em diante da exalação, vai se fechando a boca, expulsando o ar e contraindo os músculos abdominais emitindo um “MMM...” prolongado e nasalado de forma a sentirms a vibração no crânio. Apoiando a mão sobre o crânio, também notaremos a vibração que aí se produz. Se colocarmos as palmas das mãos contra as orelhas, também se ouve de forma mais nítida o “OOOOMMMM...”.

EFEITOS DE OM - EFEITOS VIBRATÓRIOS:

O “O” faz vibrar toda a estrutura da caixa toráxica. Esta vibração é transmitida para a massa de ar encerrada nos pulmões, para a delicada membrana dos alvéolos que, ao vibrar, estimula as células pulmonares permitindo um melhor intercâmbio gasoso. Esta vibração exerce também, um notável efeito sobre as glândulas endócrinas (hipófise, pineal, tiróide, supra-renais, gônadas). As vibrações do mantra “OM”, chegam aos tecidos mais ocultos e ás células nervosas, intensificando a circulação nestes locais. Até mesmo o sistema nervoso simpático e o nervo vago recebem a benéfica influência destas vibrações. A musculatura de todo o aparelho respiratório relaxa e fortifica-se , a respiração desenvolvida aumenta o aporte de oxigénio para todo o corpo. A vibro- massagem da vocalização de “OM”, atinge os órgãos da caixa toráxica, do abdómen e nervos cranianos. Como consequência desta vibração, ondas electromagnéticas são produzidas propagando-se por todo o corpo, aumentando o dinamismo e a vontade de viver e finalmente desenvolvendo a capacidade de concentração.

Como deve ser efectuada a respiração:

1- Respiração lenta: A emissão de “OM” torna mais lenta a exalação, o que revitaliza o coração.
2- Respiração regulada: Quando o som é uniforme a respiração torna-se contínua, sem oscilações.
3- Respiração completa: Expulsa todo o ar residual dos pulmões, como consequência a inalação torna-se mais profunda.
4- Controlo e relaxamento: Para que o som seja uniforme, é imprescindível o relaxamento dos músculos respiratórios durante a exalação.

EFEITOS MENTAIS:

1. Quase imediata prevalência de ondas do tipo “Alfa” no cérebro, as quais induzem calma, paz e relaxamento das tensões em geral.
2. Activa a secreção de substâncias como a “serotonina” e “endorfinas”, que incrementam ou estabelecem a sensação de satisfação existencial de forma continuada. Estimula e exercita a actividade equilibrada dos dois hemisférios cerebrais.
3. Notável aumento da capacidade de concentração e memória.
4. Induz à estabilidade emocional.
O OM pode ser emitido de forma audível somente na exalação, podendo ser entoado mentalmente durante a inalação, intensificando a paz mental.
Durante o dia a dia, repetindo com frequencia o mantra OM mentalmente, poderá notar uma grande serenidade e paz mental, elementos estes que são imprescindíveis para a meditação, a felicidade e a saúde.

“Respire OM, coma OM, pense OM, viva OM, seja OM”.
(Swami Sivananda)
Partilhar