Visualizações de páginas no último mês

Gostam do Blog? Sigam-nos no Google Plus

Gostam do Blog? Agradecemos o vosso Like

Mensagens populares

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Saudação ao sol - Surya Namaskar

Partilhar
Como fazer a Saudação ao Sol correctamente e com a devida respiração?!!! Está tudo explicado no vídeo...



Surya é uma palavra sânscrita e quer dizer Sol.

Namaskar também é uma palavra sânscrita e quer dizer Saudação. Daí, Surya Namaskar, Saudação do Sol.

A saudação do sol é utilizada em quase todas as escolas de Yoga no mundo inteiro. Inclusive, a prática do Surya Namaskar está a ser feita em algumas escolas da Índia antes dos alunos entrarem nas salas de aula com enorme sucesso, aumentando assim o nível de atenção e concentração destes estudantes, ampliando o processo de aprendizagem pedagógica e melhorando sensivelmente sua saúde. Portanto, estas posturas têm dupla finalidade; psicomotor e psicofísica, sendo considerada completa, tonificante, purificadora e estimulante, pois harmoniza os benefícios dos exercícios físicos que trabalham músculos e articulações, interligações e cartilagens, com toda a estrutura das cinco seções da espinha dorsal, beneficiando directamente a medula e os neuro-raquidianos.
Ao mesmo tempo, serve também, como base de descontracção, podendo ainda ser usada como estrutura de qualquer outra prática, e inclusive e especialmente para a obtenção da estabilidade mental e preparo para a concentração.
Se bem executada a prática do Surya Namaskar com respiração calma e correta, é suficiente para regularizar a mesma assim como as suas funções psico-físico-mentais.
Tanto para as crianças como para os adultos a prática deverá ser moderada e gradual, até atingir um bom estágio de desenvolvimento.
Os benefícios da prática do Surya Namaskar são incalculáveis, resultando em plena saúde e eliminação de qualquer tipo de enfermidade. Serve também para equilibrar todo o sistema nervoso e emocional, ativando amplamente as glândulas, a circulação sanguínea e aumentando a capacidade de oxigenação das células, em todo o seu potencial.
A Saudação ao Sol, compõe-se de doze etapas, pois os seus movimentos básicos representam as horas do dia nos ponteiros de um relógio imaginário, baseado no eixo solar.
Um outro factor muito importante nesta prática é o perfeito equilíbrio das fases respiratórias, inspirar, reter ou suspender, expirar e manter vazios os pulmões, com os movimentos, que devem ser realizados de acordo com a capacidade de cada pessoa, que sempre deverá procurar permanecer por um determinado período em cada postura, com os olhos fechados e em plena concentração na prática interior em si.
De principio a série executada deverá ser feita apenas uma única vez, aumentando gradualmente de acordo com o desenvolvimento dos alunos e dos professores.
Partilhar