Visualizações de páginas no último mês

Gostam do Blog? Sigam-nos no Google Plus

Gostam do Blog? Agradecemos o vosso Like

Mensagens populares

sábado, 21 de novembro de 2009

Indice de Massa Corporal - IMC

Partilhar
IMC (BMI em Inglês) são as iniciais que definem o Índice de Massa Corporal. Este valor é encontrado através da relação entre o peso e a altura do indivíduo. O resultado permite saber se um indivíduo tem ou não tem peso a mais para a sua altura.


O índice de Massa Corporal é igual ao: peso/(altura (m) x altura (m))


Exemplo:

O João mede 1,70m e pesa 75 kg:

Aplicando a fórmula: 75/(1,70 x 1,70);

75/2,89 = 25,95


Ou seja, o IMC do João é 25,95




O índice de Massa Corporal é utilizado para medir o grau de obesidade apenas em pessoas ditas "normais". A excepção diz respeito a atletas, crianças, grávidas e mulheres a amamentar. E qual o porquê destas excepções?


Vamos dar como exemplo um indivíduo atlético que pratica culturismo, este inívíduo tem 1,70m e pesa 85 kg, a sua percentagem de gordura é muito baixa, mas apresenta indices elevados de Massa muscular. Ao utilizarmos o IMC para analisarmos o seu grau de obesidade iríamos verificar que o seu indice correponderia a uma pessoa Obesa devido peso elevado que é consequente da sua grande massa muscular (facto que não é verdade). O IMC é excelente para as pessoas ditas normais mas tem o incoveniente de não separar a %Massa gorda da %Massa Magra.

TABELA DO IMC


Peso Baixo I: Inferior a 15

Peso Baixo: 15 a 18,5

Peso Normal: 18,6 a 24,9

Acima do Peso: 25 a 29,9

Obesidade I: 30 a 39,9

Obesidade II: Mais de 40

Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário