Visualizações de páginas no último mês

Gostam do Blog? Sigam-nos no Google Plus

Gostam do Blog? Agradecemos o vosso Like

Mensagens populares

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Postura do Cadáver - Shavasana

Partilhar
Este asana parece muito simples, mas na prática é realmente muito difícil. Neste asana a parte externa torna-se menos importante. O verdadeiro sucesso deste asana é manter a mente focada em relaxar cada parte do corpo. Para isto ser possível o corpo precisa de estar numa posição confortável e calma. Em cada posição do corpo há um tipo de tensão ou pressão em cada músculo. O objectivo deste asana é o de reduzir esta tensão dos músculos e dar o verdadeiro descanso e relaxamento que estes necessitam. Um dos segredos e objectivos do yoga é relaxar a mente, libertando-se dos pensamentos, preocupações e idéias. A mente e o corpo estão profundamente ligados. Se a mente estiver ocupada por pensamentos e preocupações o corpo dificilmente corresponderá como pretendemos. Portanto tem de se adquirir a estabilidade da mente juntamente com a estabilidade do corpo.
Quando estamos numa postura os neurónios motores que inervam os músculos esqueléticos continuam disparando impulsos nervosos. Quando a respiração se torna mais regular e descontraída os impulsos nervosos começam a diminuir lentamente. O movimento respiratório rítmico do diafragma leva a um relaxamento mais profundo e, eventualmente, até mesmo os impulsos nervosos para os músculos profundos postural do tronco serão minimizados.
Depois de tentarmos libertar a mente de pensamentos e preocupações, deveremos concentrar-nos em cada parte do corpo, relaxando-a. Após relaxar todo o corpo, deveremos voltar a mente e a concentração para a respiração. Quanto mais o corpo relaxa, mais lenta a respiração se tornará. Na posição final, todo o corpo estará completamente relaxado, a respiração estará muito lenta e a mente estável e silenciosa.
Benefícios Shavasana:
- O sistema respiratório e circulatório é limpo;
- Os músculos sobrecarregados tendem a relaxar;
- Cada sistema do corpo fica totalmente relaxado, o que permite poupar energia que poderá vir a ser útil no futuro;
- É muito benéfico para as pessoas que são doentes cardíacos, ou que sofrem de problemas de pressão arterial;
- Ajuda a melhorar o nível de stress e também pode aliviar depressão ligeira;
- Pequenos problemas como dores de cabeça, fadiga e insónia também pode ser reduzidas.
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário