Visualizações de páginas no último mês

Gostam do Blog? Sigam-nos no Google Plus

Gostam do Blog? Agradecemos o vosso Like

Mensagens populares

sábado, 10 de outubro de 2009

Poder curativo das Mudras - Yoga

Partilhar
O PODER CURATIVO DAS MUDRAS - Yoga


Os deuses orientais são representados quase sempre através de figuras em poses graciosas, fazendo gestos com as mãos ou mesmo com o corpo todo. Tais gestos e posturas não são casuais e tem uma denominação muito especial - mudras. A palavra "mudra" possui vários significados, entre os quais: gesto, posicionamento místico das mãos, símbolo, selo. Além de representar plasticamente certos estados ou processos de consciência, os mudras podem também conduzir-nos às dimensões que eles próprios simbolizam.
As mudras são usadas como método de cura na arte curativa indiana, despertando e/ou harmonizando as energias dos chacras. Tanto na Índia como na China, pés e mãos estão em estreita ligação com os principais órgãos do corpo humano. Há uma correspondência entre os dedos, os chacras e os cinco (5) elementos cósmicos.

Ao tocarmos o mínimo, por exemplo, o elemento água é devolvido ao organismo. Boca seca, olhos vermelhos e secos, mau funcionamento dos rins são características da falta desse elemento no corpo. Este mudra também estimula o paladar.

Quando o anelar toca o polegar, fortalecemos as unhas, os cabelos, os músculos, ossos, revigoramos a pele e desenvolvemos o olfato.

O contato do dedo médio com o polegar estimula a audição.

A união entre o polegar e o indicador reaviva as energias vitais, o tato, o sistema nervoso e o cérebro. A prática regular dessa mudra permiti curar insônias, falta de memória e depressão, aumenta a inteligência e revela novos horizontes espirituais.

O toque do polegar direito com o esquerdo aumenta o calor do corpo e o apetite.

A postura prana mudra, onde o polegar toca simultaneamente o mínimo e o anular, ativa apele, a língua, o nariz e os pulmões, facilitando assim a absorção do prana (energia vital).
Já a apana mudra (onde anelar e médio são tocados ao mesmo tempo pelo polegar) garante a eliminação do prana reabsorvido: estimula os rins, limpa a bexiga, regulariza a menstruação e elimina em forma de suor o excesso de água no corpo humano.
Cada mudra pode ser praticada durante até 45 minutos numa postura de meditação ou mesmo deitado.
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário