Visualizações de páginas no último mês

Gostam do Blog? Sigam-nos no Google Plus

Gostam do Blog? Agradecemos o vosso Like

Mensagens populares

sábado, 31 de outubro de 2009

Alongamentos recomendados

Partilhar
Os alongamentos são esmagadoramente recomendados - até mesmo prescritos - por profissionais de medicina desportiva e são amplamente praticados por atletas em quase todos os desportos. Parece ser uma daquelas coisas obrigatórias de fazer. Mas, há tantas perguntas sem resposta sobre os alongamentos.
Uma pesquisa conduzida por Ian Shrier MD, PhD e Gossal Kav MD, relatada em O Médico e Sportsmedicine, revelou que os resultados de muitos estudos sobre o alongamento são contraditórios, inconsequentes, e não necessariamente aplicáveis a seres humanos. No entanto, Shrier, Gossal, Michael Alter MS, autor do Sport Stretch, e Robert Anderson, autor de vários estudos sobre alongamentos, compilou dados suficientes para responder a muitas das perguntas mais frequentes efectuadas pelos atletas e desportistas. Aqui estão algumas dessas perguntas e respostas.



O alongamento reduz a hipóteses de lesão?

Novas provas', dizem Shrier e Gossal, "sugerem que o alongamento imediatamente antes do exercício não impede o uso excessivo ou lesões agudas. Acrescentam que o alongamento contínuo durante o dia e conduzido por um período de tempo, pode promover o crescimento muscular que, por sua vez, poderia reduzir o risco de lesões. Talvez tão importante como a informação de prevenção de lesões são os dados que apontam para alongamento como meio de aumentar o tamanho do músculo e força.



O alongamento afecta a flexibilidade?

Não há provas conclusivas a respeito dos alongamentos e flexibilidade. Sabe-se que os alongamentos podem aumentar a flexibilidade minutos antes de um evento.


Alongamento pode melhorar o desempenho?

Sim. Um estudo mostrou que um aumento na temperatura do vasto lateral (músculo na coxa) obtido por alongamentos resultaram num aumento do salto vertical e no aumento da capacidade muscular num estudo efectuado em ciclistas. No entanto, o estudo não investigou se o aumento da temperatura poderia ter sido alcançado por outros métodos de aquecimento e se os resultados seriam os mesmos. Outro estudo demonstrou que um programa de alongamento estático durante 10 semanas resultou num melhor desempenho em testes que envolveram velocidade, força, potência ou resistência muscular.


Qual é a diferença entre alongamento estático e dinâmico?

O Alongamento estático requer que o músculo seja esticado até um determinado ponto de resistência e mantido por um período de tempo. Dinâmico ou balístico envolve alongamentos repetitivos e dinâmicos exectutado em movimentos rítmicos. Segundo vários estudos é mais perigoso e menos eficaz do que o alongamento estático. No entanto, o alongamento balístico é utilizado por alguns fisioterapeutas e preparadores físicos para treinar os movimentos específicos de certos desportos.



O que é a de alongamento PNF?

Facilitação neuromuscular proprioceptiva alterna movimentos de contração muscular, relaxamento, seguido de alongamento.



Quanto tempo deve ser realizado um alongamento?

Quinze segundos por grupo muscular é suficiente para a maioria das pessoas, mas alguns exercícios requerem mais tempo.



Existe alguma vantagem em realizar os alongamentos mais de 30 segundos?

Não há estudos que asim o comprovem.



Deve ser realizado o alongamento com o mesmo período de tempo para cada grupo muscular?

Não. Porque as propriedades de alongamento muscular variam de grupo para grupo muscular, a duração ideal e a frequência do alongamento também podem variar de pessoa para pessoa. Cada atleta deve determinar que é mais eficaz no seu caso.



Porque alguns cientistas recomendam exercícios de alongamento após o treino?

"Quando a temperatura dos músculos é maior do que o normal, diminui a rigidez e aumenta a extensibilidade", diz Alter. Os atletas que querem manter ou aumentar a sua flexibilidade podem parcialmente atingir esse objectivo quando a temperatura do corpo fôr mais elevada, tornando-o mais seguro e produtivo do que quando estamos num nível normal.



Benefícios dos Alongamentos:


- Manter ou melhorar a amplitude de movimento;

- Diminuir as dores musculares;

- Recuperar de lesões que restringem a flexibilidade;

- Atingir objectivos específicos num determinado desporto.

Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário